Eu sei que a maioria ja sebe disso, mas é mais uma coisa que eu gostaria de escrever nao muito para ensinar, mas para refletir e tentar melhorar esse aspecto no meu jogo tambem. Eu vou começar ele hoje mas a medida que eu for refletindo mais sobre isso vou editando e aumentando
Deny farm é impedir que o champion adversário de last hits, zonning é manter o adversario distante o suficiente para nao ganhar a XP dos minions tambem.
Como impedir o adversário de dar last hits:
1-Fique de olho no hp dos seus minions, se ele estiver baixo o adversario vai tentar matá-lo, com isso voce consegue prever para onde ele vai se movimentar e pode fazer algo para impedir, um auto ataque, uma spell... qualquer coisa que o faça recuar 2-O adversário saiu da lane (se o mapa tiver wardado) pushe seus minions ate a torre dele, minions mortos pela torre enquanto ele esta na base nao dao XP nem gold a ele. alem de que sem voce os minions dele em baixo da torre raramente morrem, entao voce pode voltar para base perdendo apenas 2-4 minions, ou gankar outra lane
Zonning(no sentido "mante o adversário longe da XP")
1- O zonning seguro precisa de um mapa bem wardado e de preferencia uma lane perto da sua torre 2- Voce nao precisa dar zonning no adversario em todas as waves, mas cada wave que voce conseguir isso voce fica mais forte que o adversário 3- Depois de conquistar a superioridade na sua lane, tente começar a ficar atras dos minions de modo a impedir que o adversário chegue perto dos minions. 4- Eu sei que os junglers vao me dizer que isso os atrapalha de gankar, mas se o jungler avisar um pouco antes, voce volta um pouco e o adversário vira sedento para recuperar um pouco do farm que perdeu
Um dos guias mais importantes(e antigos) de LoL Ao ver o video considere que na epoca que ele foi feito a viabilidade de um jungler ainda era discutida, entao normalmente todos adversários estavam visiveis a maior parte do tempo